Com suas fontes de águas quentes naturais e terapêuticas, o município de Caldas Novas é o destino escolhido por cerca de um milhão de turistas todos os anos.
Uma cidade pequena, mas que não decepciona quando o assunto é se divertir e relaxar.
Além disso, você pode ficar perdido em meio a tantas atrações que esse lugar oferece e por isso, esse guia pode te ajudar muito na hora de se organizar.
Então, quer saber quais são os melhores passeios e pontos turísticos de Caldas Novas? É só continuar lendo!
Como chegar em Caldas Novas:
Não há muitas complicações em chegar na cidade, pois existem 3 formas de chegar na cidade:
1. Avião
Ainda que seja pequeno, o Aeroporto de Caldas Novas é o segundo mais importante do estado de Goiás e recebe voos de diversas companhias aéreas, entre elas, a Azul e a Gol.
Essa é a opção mais prática e rápida para quem mora distante da cidade, ainda mais que o aeroporto fica pertinho de seu centro.
Sua viagem partindo de Goiânia dura em média uma hora e meia, mas lembre-se de planejar com antecedência se quiser economizar.
2. Carro
A maior vantagem de ir de carro para Caldas Novas é sem dúvida poder apreciar a beleza das paisagens no caminho.
Partindo de Goiânia, a sua viagem dura cerca de 2 horas e meia e as estradas até chegar na cidade são largas e com pouco fluxo de veículos.
Assim sendo, há três opções caso você queira sair de Goiânia em direção a Caldas Novas:
- Seguir pela BR-352 e depois mudar para a GO-139.
- Avançar em direção à BR-153 e depois ir para a GO-139.
- Continuar em direção à BR-153 e depois ir para a BR-490.
Caso você deseje partir de outra cidade, veja algumas distâncias entre os municípios e outros lugares do Brasil:
Cidade | Distância | Tempo |
Brasília | 325 km | 4 h |
São Paulo | 768 km | 9 h 2 min |
Rio de Janeiro | 1.160,1 km | 14 h 22 min |
Salvador | 1.741,6 km | 22 h 16 min |
Belo Horizonte | 709,7 km | 9 h 49 min |
Não é muito prático para a maior parte das cidades, entretanto, se você estiver com tempo e paciência, vale a pena!
3. Ônibus
Se você está com o orçamento reduzido e querendo viajar para a cidade, essa é a melhor opção.
A Rodoviária de Caldas Novas recebe ônibus de diversas cidades, principalmente das de Goiás.
Dependendo da estação do ano, é recomendável comprar uma passagem de ônibus com antecedência visto que costuma esgotar.
Quando viajar para Caldas Novas:
Caldas Novas não possui o problema de algumas cidades turísticas brasileiras, em que o melhor é ir em apenas uma estação do ano.
Pelo contrário, a cidade recebe turistas durante todo o ano.
Como suas atrações envolvem principalmente piscinas de águas quentes e os parques aquáticos (também com água morna), ir no inverno não é um problema, inclusive, é até bem agradável.
No inverno, a cidade fica mais seca e fresca, enquanto no verão é mais chuvoso e quente.
A sua temperatura média é de 24°C, entretanto, em noites frias pode bater até 16°C e em dias quentes a temperatura chega a atingir até 33°C.
Além disso, chove frequentemente entre dezembro e janeiro, e há seca entre junho e julho, com pouca chuva.
Outra coisa que você tem que o observar também são as festas, pois além de feriados, finais de semana e férias, a cidade reúne muita gente também em seus eventos.
E se você gosta de música sertaneja, vai se empolgar em saber que os 2 eventos principais da cidade são desse estilo musical.
Estamos falando do Verão Fest que ocorre em janeiro e do Caldas Country que acontece no último trimestre do ano.
Ambos são eventos que reúnem diversos artistas de música sertaneja e atraem milhares de pessoas todo ano.
Então, é bom lembrar que como a cidade fica lotada, se você quiser viajar em um desses períodos, reserve o seu hotel com antecedência.
O que fazer em Caldas Novas:
Não julgue a cidade pelo seu tamanho pois, acredite, há muita atividade que você pode fazer!
Caldas Novas é conhecida por ser a maior estância hidrotermal e também a maior região de águas quentes do mundo.
Caso você não saiba o que significa, estância termal ou termas são nomes dados a complexos turísticos com características especiais, cujo objetivo é fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de uma terapia com água mineral da própria área através de banhos.
Como você pode imaginar, a maior parte das atividades envolvem a água, mas calma, há outras que você não precisará se molhar!
Confira abaixo dicas de 12 passeios e pontos turísticos que você pode visitar na cidade:
#1 Rio Quente Resorts
A sua primeira atividade não é exatamente em Caldas Novas e sim em sua cidade vizinha Rio Quente, porém não se preocupe com isso, pois uma cidade fica a apenas 30km da outra.
Primeiramente, esse local recebia o nome de Pousada do Rio Quente, foi o pioneiro na região de águas termais de Goiás e começou como um pequeno hotel.
Com o passar do tempo, entretanto, se tornou uma grande atração turística.
A pousada virou hoje o complexo do Rio Quente Resorts e possui 2 atrações principais:
Hot Park:
É um parque aquático, considerado um dos melhores do mundo inclusive.
Você deve reservar um dia de sua viagem somente para visitar esse local, pois são mais de 15 atrações espalhadas pelo parque.
Dentro do parque, você encontra uma praia e não é qualquer uma, é a maior praia artificial de águas quentes naturais do mundo!
Além disso, dentro do parque você também vai se deparar com o Xpirado, um tobogã de “só” 31 metros de altura e 142 metros de comprimento!
Fora outros atrativos como clubinho da criança, minigolfe, tirolesa, arvorismo, birdland, caiaque, mergulho ecológico, entre outros.
Parque das fontes:
Chamado de o coração de Rio Quente, esse parque é rodeado pelas belezas da Mata do Cerrado e inclui oito piscinas de águas quentes e mornas, saunas, ofurôs e muito mais.
Suas águas são relaxantes, terapêuticas, chegam a temperaturas de até 37,5°C e além disso, a vazão faz com que, de 20 em 20 minutos, toda a água do local seja renovada.
Fica aberto 24 horas e ainda que você não queira ficar na água no Parque das Fontes, há uma infraestrutura composta por bares, lanchonetes, quadras de tênis e um campo de futebol de areia.
O local é enorme e os visitantes têm um sistema de transporte de ônibus para poder se deslocar mais facilmente entre as atrações do complexo, não precisando assim de carro.
#2 Acqua Park
Voltando para Caldas Novas, temos uma das suas maiores atrações: o parque aquático da rede Di Roma, o Acqua Park.
O local consegue agradar públicos de todas as idades, pois possui uma variedade enorme de piscinas e é bem amplo.
As crianças amam o local devido a todos os seus escorregadores, a sua piscina com chafariz, um incrível navio pirata e muito mais!
Mas não é só os pequenos que se divertem, quem é jovem ou gosta de aventura também se entretém nos escorregadores enormes que saem de um vulcão gigante, além de rampas de alta velocidade, piscina de ondas e mais vários outros atrativos.
Agora, se você só quer relaxar, também há espaço, afinal, há piscinas rasas quentinhas, bares, saunas, spa, restaurantes, entre outras coisas.
#3 Parque Estadual Serra de Caldas Novas
Quer um passeio inesquecível e barato? Esse um dos lugares mais bonitos da cidade!
Fica a 5km do centro de Caldas Novas e a entrada só é liberada até as 15:00 para que dê tempo de a aproveitar todos os atrativos do lugar.
No parque, você fará trilhas pelo cerrado para conhecer as suas duas cachoeiras: a Cachoeira Cascatinha e a Cachoeira do Paredão.
Foi criado com o objetivo de preservar a vegetação local e as fontes d’água da região e todas as suas águas são cristalinas!
#4 Jardim Japonês
Outro local que não pode faltar em seu roteiro é o Jardim Japonês.
É um pouco curioso a presença desse local em Caldas Novas, entretanto, acredite, vale muito a pena realizar um passeio nesse lugar.
Não é muito grande, mas você sairá de lá contagiado pelo clima de paz e harmonia que esse jardim possui.
Foi construído pelo japonês Toshiyuki Mura e possui um lago com peixes, animais como avestruz, pavão, tartarugas e existem também alguns monumentos da cultura japonesa que fazem tudo parecer mais oriental.
O ideal é que o passeio seja feito com um guia local treinado que explicará o significado dos elementos para você, como, por exemplo que a ponte simboliza uma cerimônia de passagem, onde energia negativa deve ser deixada para trás.
#5 Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Se você gosta de uma cachaça, então, essa é uma parada obrigatória para você!
A Cachaçaria Vale das Águas Quentes é dividida em duas:
- A área rural – de onde serão fornecidas as matérias primas orgânicas para a produção da cachaça.
- A sede da Cachaçaria Vale das Águas Quentes – o ponto turístico
Através de sua arquitetura rústica e aconchegante, você conseguirá voltar no passado e nos engenhos para presenciar os processos de fabricação da cachaça.
Mesmo que você não goste muito de bebida, no local também são produzidos outros produtos como o açúcar mascavo, rapadura e melado!
A cachaçaria fica aberta todos os dias e além da fabricação da cachaça, você também pode observar a exposição fotográfica e uma coleção de objetos da época colonial
#6 Casarão dos Gonzaga
Construída a mais de um século atrás, esse é um dos principais pontos turísticos da cidade, pois faz parte principalmente de sua história.
Logo, nesse casarão, você fará uma viagem no tempo e conhecerá um pouco mais sobre a trajetória do município.
Dentro do local, você encontra um acervo de objetos, móveis e arquiteturas típicas de do século XIX.
Você ainda pode levar uma lembrança do loca, já que casa funciona também como um grande centro de apoio a artesãos, onde eles podem comercializar seus produtos e imagens históricas.
#7 Feira do Luar
Quer conhecer o comércio local e também levar uma lembrança dessa cidade para casa? Então, não deixe de visitar essa feira!
Com seus quase 20 anos de história, essa região reúne mais de 153 associados e é dividida entre áreas de alimentação, confecção, artesanato.
Além disso, atrás da feira há um parque de diversão que você também pode conhecer e tem ainda uma rede de Wi-Fi aberto para o público.
No local, você encontra artesanatos, roupas, bijuterias e uma variedade enorme de comida se a fome pegar.
#8 Shopping Serra Verde
Mais local muito procurado e que você não pode deixar de visitar é o Shopping Serra Verde.
É um local incrível que mistura a cultura de Goiás com a dos estados da Região Sul, além disso nele também há um daqueles letreiros escritos “Eu amo Caldas Novas” que todo mundo adora tirar foto.
#9 Monumento das Águas
Como você pode ver, o maior diferencial dessa cidade é justamente a sua água, então, nada melhor do que prestigiar um monumento que homenageia esse recurso natural.
Você se encantará com essa construção de pedras e cascatas de águas, afinal, ele foi projetado justamente para proporcionar paz e tranquilidade para todos que o visitem.
Foi inaugurado pelo Hotel Thermas diRoma, fica logo na entrada da cidade e é aberto para o público.
#10 Lago de Corumbá
A cidade não possui somente água quente, há ainda o Lago de Corumbá que é alimentado pelos rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba e São Bartolomeu.
Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o lago ainda é o lugar perfeito para passeios de lancha, barco e jet ski e também para quem quer fazer pesca esportiva.
#11 Lagoa Quente de Pirapitinga
As fontes termais mais quentes do Brasil estão no parque aquático de Lagoa de Pirapitinga e você não pode deixar de dar uma passada nesse local.
As suas nascentes chegam a ultrapassar 50ºC e é nesse mesmo local que fica localizado o Poço do Ovo que recebe esse nome curioso por muitas pessoas cozinharem ovo no local, pois a sua a água verde chega até uma temperatura de 57 graus!
No local, você encontrará uma área enorme ao redor da Lagoa, onde se concentra um monumento aos Bandeirantes e o Espaço Bartolomeu, homenageando Bartolomeu Bueno que em 1722 descobriu as águas termais de Caldas Novas.
Além disso, o parque ainda conta com várias nascentes naturais, banheiros, restaurantes, quadras, saunas e infraestrutura para camping.
#12 Rua da Pedra
Não se esqueça de também incluir na sua lista uma visita a essa enorme área de proteção ambiental!
Você fará um caminho coberto por lindas trilhas, campos e bosques até atingir enormes blocos rochosos no chão, onde a maior parte do percurso é cercada por paredes de pedra.
A água da nascente flui através das pedras e forma vários poços cristalinos ao longo do caminho, determinando assim a sobrevivência de vários animais na área, sendo a maioria animais em extinção.
Percebeu como a cidade é pequena, mas que o que não falta são atrativos?
E tem mais! Caso ainda sobre tempo na sua agenda, visite esses outros pontos turísticos da cidade:
- Shopping Jardins diRoma – o local é muito aconchegante, possui todo tipo de comércio que você imaginar: farmácia, boutique, sorveteria e muito mais. Além disso, o lugar ainda conta com uma academia e uma pequena capela!
- Igreja Matriz – é outro ponto turístico muito visitado em Caldas Novas e é considerada a construção mais antiga da cidade, sendo datada de 1850! Fica no centro da cidade e há missas pelas manhãs e noites.
- Trenzinho da Alegria – você pode conhecer toda a cidade em cerca de duas horas através do city tour. O passeio conta com um guia especializado que faz explicações dos principais pontos e ruas importantes da cidade e o trenzinho passa por diversos locais que foram citados aqui como por exemplo: Casarão dos Gonzaga, Jardim Japonês, Cachaçaria Vale das Águas Quentes e muito mais!
Depois de visitar tantos pontos turísticos e parques, você provavelmente ficará faminto, por isso, trouxemos dicas de lugares e pratos para comer em Caldas Novas:
Onde comer em Caldas Novas:
Da mesma forma, a cidade também não decepciona quando o assunto é comida.
Há pratos para todos os gostos, mas o melhor é que você experimente os pratos típicos da culinária goiana.
A gastronomia do estado de Goiás tem muitos pratos com o frango em destaque, sendo alguns deles:
- Galinhada
- Frango com Pequi
- Frango com Guariroba
- Galinha Caipira
- Empadão Goiano
Se você não come carne ou então, não gosta de frango, não se preocupe que também há diversos pratos para você também, entre eles:
- Paçoca
- Arroz a Puta Rica
- Arroz com Suã
- Pão de Queijo
- Carne na Lata
- Peixe na Telha
- Tutu de Feijão
- Chica Doida
Portanto, agora que você já conhece um pouco da culinária do estado, vamos as dicas de 7 lugares para comer em Caldas Novas:
#1 Empadão Goiano da Tânia:
Um dos lugares mais conhecidos na região quando o assunto é comida, é o restaurante da Tânia.
O local vende um delicioso e bem servido empadão goiano, entre os diversos tipos de recheios oferecidos, o mais pedido é com frango, lombo de porco, linguiça, queijo, batata, azeitona, pequi e guariroba.
É muito elogiado por servir uma comida gostosa e com um atendimento excelente.
#2 Restaurante Cantinho de Goiás
Se interessou pela culinária goiana? Então, saiba que esse estabelecimento oferece a maioria dos melhores pratos típicos da região, entre eles a famosa galinhada e o arroz com Pequi.
Além disso, é um local bem aconchegante, com uma deliciosa comida caseira e ainda conta com um buffet enorme onde você encontra diversos tipos de pratos para escolher.
#3 Restaurante Panela de Barro
Em um espaço simples, entretanto com uma comida de muito sabor, esse é outro bom restaurante recomendado para experimentar a comida goiana.
Com seu cardápio variado e diversas opções de comida a quilo, você com certeza encontrará algum prato que irá agradar o seu paladar!
#4 Pamonharia Central
A pamonha é outro prato típico do local que você não pode ir embora sem experimentar e a Pamonharia Central, aberta desde 2004, é um ótimo lugar para você conhecer essa comida típica.
Em um ambiente simples e familiar, o lugar oferece uma pamonha deliciosa e bem elogiada por todo mundo.
#5 Infinito sabor
Como o nome já sugere, esse é um lugar onde você encontra diversos tipos de sabores.
É um centro gastronômico que concentra vários tipos de restaurantes em um só lugar e além disso, possui um Espaço Kid’s e uma linda vista do Centro da Cidade.
No lugar, você encontrará estabelecimentos como o QG Jeitinho Caseiro, Quiosque Heineken, Chopeira Brahma e o Degusta Choperia.
#6 Pizzaria Sabatini
Sentiu vontade de comer uma pizza? Visite, então, a Pizzaria Sabatini.
A pizzaria é considerada por muitos a melhor da cidade por oferecer uma pizza muito saborosa e um atendimento de qualidade!
#7 Boteco do Dom
Quer se reunir com seus amigos no final da tarde?
O Boteco do Dom é um dos lugares mais conhecidos na região para isso, visto que é ao ar livre, com som ao vivo nos fins de semana e oferece chopes gelados, drinks e petiscos deliciosos.
Além disso, o local ainda se destaca pelo seu ótimo atendimento e higiene.
O que fazer a noite em Caldas Novas:
Caldas Novas é o local ideal para famílias e pessoas caseiras e por ser uma cidade mais pequena e de interior, não tem muitas baladas ou casas de shows grandes.
Mas, caso você sinta falta de um pouco de agitação, trouxemos 2 alternativas de lugares para você curtir:
#1 Zuum Disco Club
Ainda que seja uma das poucas baladas da cidade, Zuum Disco Club não decepciona em nenhum momento.
A boate tem capacidade para até 1000 pessoas, entrega um atendimento de qualidade e uma música para ninguém ficar parado.
#2 Coliseu Grelhados e Music Hall
O estabelecimento fica aberto até de madrugada e é um espaço 2 em 1 que sempre lota com seus shows ao vivo e, além disso, oferece deliciosos petiscos e bebida gelada.
Conclusão
Com as suas águas quentes e paisagens fascinantes, Caldas Novas é um ambiente perfeito para você relaxar e aproveitar o melhor do que a natureza tem para te oferecer.
Por fim, seus diversos parques que te darão uma diversão certa e o seu ambiente familiar e calmo farão você se sentir em casa.
Gostou de Caldas Novas? Então, também conheça Cabo Frio que temos certeza que você irá se apaixonar!