Você é uma daquelas pessoas que prefere mais o inverno do que o verão? Então, você precisa conhecer Urupema, a cidade mais fria do Brasil.
A cidade desbancou a sua vizinha, São Joaquim, que era a considerada mais fria do país e é comum encontrar neve e temperaturas negativas no local.
É pequena, portanto, se você organizar bem o roteiro, é possível conhecer o município todo em um dia!
Por isso, trouxemos esse guia com os melhores passeios da cidade para te ajudar com isso!
Como chegar em Urupema:
É uma cidade pequena, portanto, não há aeroporto ou um grande terminal de ônibus.
Se você mora muito distante do local, então, o ideal é ir de avião para alguma cidade que possua aeroporto no estado e depois alugue um carro ou pegue um ônibus até a cidade.
O aeroporto mais perto é o de Lages (LAJ) que fica a 46.7 km de distância, mas você também pode descer em outros como:
- Florianópolis – há cerca de 134.9 km da cidade
- Navegantes – há cerca de 170.2 km da cidade
- Porto Alegre – há cerca de 259.1 km da cidade
- Curitiba – há cerca de 278.3 km da cidade
Ademais, o melhor é ir para a cidade diretamente de carro se você já morar por perto, pois além de ter a possibilidade de explorar o local melhor, você ainda aprecia uma linda paisagem no caminho.
Veja algumas distâncias e a duração da viagem de alguns lugares do Brasil:
Cidade | Distância | Tempo |
Florianópolis | 207,3 km | 2 h e 59 min |
Porto Alegre | 404,6 km | 5 h e 48 min |
São Joaquim | 78,0 km | 1 h e 3 min |
São Paulo | 824,9 km | 11 h 15 min |
Rio de Janeiro | 1.258,1 km | 16 h 20 min |
Curitiba | 407,6 km | 5 h 48 min |
Quando viajar para Urupema:
Assim como São Joaquim, a maior atração da cidade é o frio, portanto, a melhor época para visitar o local é no inverno por causa da possibilidade de ver a neve.
Entretanto, é muito comum temperaturas mínimas abaixo de 5ºC durante todos os meses do ano.
Então, basta checar antes a previsão do tempo que você já conseguirá aproveitar o frio e todas as atrações do local!
O que fazer em Urupema:
Como dito antes, o maior atrativo do município é o clima, mas o interessante mesmo é curtir o frio enquanto explora um pouco da cidade.
Como Urupema é pequena e inclusive nova, afinal, foi fundada em 1989, não há muitas atrações turísticas no local, porém, há sim alguns passeios que você pode realizar!
Portanto, confira abaixo as nossas dicas do que fazer em Urupema:
#1 Conhecer o Morro das Antenas
A subida para o Morro das Torres, como também é chamado, não é lá a coisa mais fácil do mundo, pois é um caminho de cerca de 1km em uma estrada de terra com condições não muito favoráveis.
Ainda assim, dezenas de turistas realizam esse percurso a fim de ver a linda paisagem que o local possui, além de apreciar o fenômeno sincelo que ocorre com frequência no local.
Caso você não saiba, sincelo é um fenômeno meteorológico que ocorre na presença de neblina em conjunto com uma temperatura entre -2°C e -8°C e é, em princípio, formado por gotas de água que congelam após o contato com a superfície.
O Morro das Antenas está localizado a 1.750 metros acima do nível do mar, o que o configura, portanto, como um dos picos mais altos do sul do Brasil.
#2 Apreciar a cascata que congela
Localizada no próprio Morro das Antenas, a outra atração que sem dúvida atrai a todos que visitam o local é a conhecida “cachoeira que congela” ou a “cascata que congela”.
É uma pequena queda d’água em dias normais, entretanto, em dias muito frios, ela congela criando um lindo cenário para ser apreciado e guardado em suas fotografias.
#3 Visitar a Reserva Faldum Pousada de Montanha
Se você quiser dar um tempo da intensa vida urbana, então, essa casa de montanha é a ideal para você!
A Reserva Faldum é cercada por belas paisagens e grandes florestas de araucárias e por isso, abriga várias espécies de pássaros e mamíferos, entre eles, o Papagaio Charão e o Papagaio de Peito Roxo.
Ademais, além de relaxar e apreciar a natureza, você ainda pode realizar várias atividades como fazer trilhas ecológicas, passear de canoa pelo lago e aproveitar a deliciosa culinária serrana que o local oferece.
#4 Visitar a Igreja de Santana
Até 1943, Urupema se chamava Santana em homenagem à padroeira da cidade, Santa Ana, igualmente conhecida como a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
Ela virou a padroeira da cidade porque era a santa de devoção do Manoel Pereira de Medeiros, o fundador da cidade e o local tem uma arquitetura muito bonita que vale a pena ser conferida.
Onde comer em Urupema:
Assim como toda a cidade, os restaurantes e lanchonetes são bem simples, porém oferecem uns sabores excelentes e bons atendimentos.
Veja algumas de nossas dicas de onde comer na cidade:
#1 Lanchonete E Pizzaria Sabor Serrano
O local é muito elogiado pelos seus clientes por causa de sua comida de qualidade e bom atendimento, além de seus ótimos preços, nele você encontra tudo: lanches, bebidas, pizzas, almoços e muito mais!
#2 Restaurante Fogão Tropeiro
Esse é outro lugar bem recomendado na cidade para almoçar ou comer uma pizza. Ele dispõe de uma variedade de alimentos caseiros feitos no fogão a lenha, possui um buffet livre e também música ao vivo aos sábados.
#3 Panificadora Eunice
Sentiu vontade de tomar um cafezinho naquele frio? Então, visite a Panificadora Eunice!
Ela é bem conhecida na cidade por toda sua variedade de alimentos e bebidas, além da qualidade não só de sua comida, como também pelo seu atendimento.
Conclusão
Por fim, Urupema é o local ideal para se afastar da agitação das grandes cidades, colocar o seu gorro e aproveitar o todo o sossego e tranquilidade que ela tem para te oferecer!
Conheça também outros lugares e datas para ver neve em Santa Catarina!