Arraial d’Ajuda, um pequeno distrito pertencente a famosa cidade de Porto Seguro, é ponto de parada obrigatório, principalmente, para todos os turistas que passam pelo sul da Bahia.
Afinal, o local é um verdadeiro paraíso de praias, além de ser cheio de história para contar, desde a época do descobrimento do Brasil.
Por isso, venha descobrir esse lugar encantador e aproveitar suas belas praias e passeios.
Ficou curioso? Continue lendo esse guia completo do que fazer durante a sua estadia em Arraial D’Ajuda.
O que fazer em Arraial d’ajuda
O distrito chama a atenção devido às suas lindas praias, falésias, comida baiana e artesanato local, sendo o destino perfeito para todos os turistas.
Portanto, confira abaixo os 10 passeios em Arraial d’Ajuda que você não pode deixar de fazer enquanto estiver.
#1 Rua do Mucugê
A Rua do Mucugê é também conhecida como “Rua mais charmosa do Brasil”, devido a sua estrutura e decoração rústica e elegante ao mesmo tempo.
Mas, a fama do local é, sobretudo, devido à variedade de restaurantes, comércio, apresentações artísticas e hospedagem, os quais fazem dessa rua um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Essa atração é bastante frequentada durante o dia e a noite, pois lá você encontra algumas casas noturnas que servem não somente bons drinks e petiscos, mas também muita música boa.
A Rua do Mucugê fica bem no centro de Arraial d’Ajuda e é ponto de acesso para uma das praias mais agitadas do distrito: a Praia do Mucugê.
#2 Eco Parque Arraial d’ajuda
O Eco Parque Arraial d’ajuda é o passeio perfeito para toda família, além de possibilitar a conexão com a natureza enquanto você se diverte (e muito!).
O espaço eleito em 2019 como o 4º melhor parque aquático do mundo, possui as seguintes atrações:
Atrações radicais:
- Quereimbada;
- Tonga;
- Tambau;
- Tirolesa;
- Arvorismo.
Atrações para a família:
- Uga Uga;
- Tupan;
- Rio Rupi;
- Lagoa de Oribá;
- Quadra de Areia;
- Passeio de Caiaque.
Atrações infantis:
- Tirolesa;
- Parede Escalada;
- Piscina;
- Tambauzinho;
- Playground.
Viu só quanta coisa? Por isso, não importa sua idade ou tamanho, a diversão para você está garantida no Eco Parque.
Ademais, o complexo possui um resort incrível, pé de areia e cheio de atrativos para os seus hóspedes, como: piscinas, aulas de yoga e tênis, cinema, salão de jogos e massagem.
O parque vai tornar o seu passeio à Arraial d’Ajuda ainda melhor!
#3 Praia de Pitinga
A Praia de Pitinga é linda, com águas transparentes e uma paisagem ao redor de tirar o fôlego, por causa de suas falésias que rodeiam a região até Trancoso.
O mar costuma ser agitado, mas em horários de maré baixa, há a formação de piscinas naturais, que costumam ser a principal atração da praia.
Por isso, o local é muito visitado por famílias, que costumam passar o dia aproveitando o mar, sobretudo, graças à grande variedade de barracas que possui na região.
Você também pode estender o passeio andando até a agitada Praia de Mucugê, a partir de Pitinga.
#4 Praia do Mucugê
Depois de se encantar com a charmosa rua, nada melhor que dar um mergulho no mar e aproveitar o que mais a Praia do Mucugê tem a oferecer.
Por ser uma das praias mais visitadas de Arraial d’Ajuda, Mucugê possui uma grande infraestrutura para receber os visitantes, com várias barracas e restaurantes ao redor.
Além disso, o local é muito bonito, e se você a visitar em horários de maré baixa, irá se deparar com piscinas naturais quentes e transparentes.
Não precisa de mais motivos para visitar essa região do Mucugê, não é mesmo?
#5 Praia de Taípe
Diferente das outras opções, que costumam ser bastante agitadas, a Praia de Taípe é mais deserta, portanto, é a melhor opção para quem quer relaxar e fugir do agito.
O seu mar azul e região cercada por falésias, tornam todo o visual da praia incrível e inesquecível.
A Praia de Taípe é uma das mais preservadas de Arraial d’Ajuda, ainda mais devido à dificuldade de acesso a ela.
Um ponto lindo natural que o local esconde é a famosa Lagoa Azul, portanto, se você for nessa praia, não deixe de conhecer.
#6 Beco das Cores
A animação e agito no Beco das Cores se entende desde o dia até a noite.
Afinal, no local você encontra uma variedade de lojas de roupas e artesanatos, além de bares e restaurantes, que costumam ter música ao vivo nos finais de semana.
Então, não deixe de visitar o Beco das Cores e garantir uma lembrancinha de Arraial d’Ajuda ou ter uma boa refeição.
#7 Largo da Ajuda
O Largo da Ajuda fica localizado bem no centro do distrito, onde você encontra um mirante e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1551.
Do mirante, você consegue ter a visão do encontro do mar com o Rio Buranhém, por onde é feita a travessia para Arraial d’Ajuda, e de toda a Estrada da Balsa.
Ademais, no local existem algumas lojinhas de artesanatos, o famoso Café da Santa e o Armazém Santo Antônio.
É um passeio histórico, cultural e de admiração da beleza natural.
#8 Praia do Parracho
A Praia do Parracho é bem próxima a Mucugê e possui as mesmas características dela: mar calmo, com águas claras e areia branca.
Contudo, o que realmente chama atenção para o local é uma famosa barraca que fica no Parracho, que costuma promover grandes shows de Arraial d’Ajuda, principalmente durante o Ano Novo e no Carnaval.
Por isso, a Praia do Parracho costuma ser ponto de encontro de jovens, que vão à cidade para aproveitar esses eventos.
Além disso, muitas pessoas costumam praticar alguns esportes náuticos na praia ou simplesmente caminhar na areia.
#9 Apaga-Fogo
A Praia da Ponta do Apaga-Fogo fica localizada nas margens do Rio Buranhém e é um dos melhores locais para banho de Arraial d’Ajuda.
Esse local é tão bom para banho, que é no Apaga-Fogo onde está localizado o Arraial d’Ajuda Eco Resort, o maior e mais famoso do distrito.
Mesmo que você não esteja hospedado lá, você pode fazer uma visita à praia e aproveitar as piscinas naturais que se formam, principalmente durante a vazante.
#10 Praça Caminho do Mar
Localizada na agitada Rua do Mucugê, a Praça Caminho do Mar, foi inaugurada somente em 2013, mas já é um ponto famoso de Arraial d’Ajuda.
A praça possui em sua região: restaurantes, bares, choperias, cafés, lanchonetes e lojas de artesanato e de conveniência.
Caso você visite o local de quinta a domingo, poderá assistir shows de bandas de rock e MPB que costumam se apresentar na praça.
Além disso, na região você encontra o Mercado das Artes que tem como principais expositores artistas e artesões locais.
Você pode visitar a Praça Caminho do Mar em qualquer horário do dia, só vai depender do que você procura.
O que fazer a noite em Arraial d’ajuda
Depois de aproveitar a praia e fazer algumas compras durante o dia, nada melhor que relaxar a noite, com mais passeios!
Como eu disse, a Rua do Mucugê, o Beco das Cores e a Praça Caminho do Mar também possuem várias atrações para a noite, como bares e restaurantes, os quais costumam ter música ao vivo.
Mas, mesmo assim, separei mais uma opção do que fazer a noite em Arraial d’Ajuda, que não poderia deixar de falar.
#1 Morocha Club
Localizado na Rua do Mucugê, o Morocha Club é uma casa noturna que promete muito agito, drinks e música ao vivo, com bandas ou Djs.
Ela não podia ficar de fora da nossa lista, pois é bastante famosa e procurada principalmente pelos jovens, que amam aproveitar a noite de Arraial.
O clube também possui um cardápio bem sofisticado, servindo assim o melhor da culinária contemporânea, em um ambiente amplo e descolado.
O Morocha Club funciona todas as noites na alta temporada, a partir das 18:00 e na baixa temporada não abre aos domingos.
Onde comer em Arraial d’ajuda
Nada pior do que não saber os melhores restaurantes da cidade, e acabar caindo numa furada, não é mesmo?
Portanto, confira essa lista com 5 restaurantes bons de Arraial d’Ajuda, nos quais a qualidade é garantida.
#1 Boiteko
O restaurante Boiteko fica localizado na Rua do Mucugê e é uma opção somente para o jantar, pois só funciona das 16:00 até 00:00.
O ambiente é descontraído e tem como carro chefe a famosa moqueca baiana, o camarão à milanesa e o prato de Filé-mignon com arroz à piemontesa.
Ademais, o local é adequado para toda a família, e costuma abrir todos os dias.
#2 Armazém da Praça
A choperia e petiscaria Armazém da Praça é ponto de encontro de jovens e adultos durante a noite, na Praça Caminho do Mar.
Mas, não é somente bebidas que o local serve, tendo em seu cardápio opções como: moquecas baianas, carnes, risotos, comidas brasileiras e opções veganas ou vegetarianas.
Além disso, o local costuma ter show ao vivo, em alguns dias da semana.
O Armazém da Praça funciona normalmente de quarta à segunda, das 13:00 até 22:00.
#3 Bistro d’Oliveira
Localizado na Estrada da Balsa, o Bistro d’Oliveira possui em seu cardápio opções de: peixes e frutos do mar, comidas brasileiras e pratos da culinária contemporânea.
Tudo isso servido em um espaço charmoso, rústico e aconchegante, com algumas opções de bebidas e drinks.
O restaurante Bistro d’Oliveira funciona de segunda a sábado, das 18:00 às 23:00, mas é recomendado que você reserve antes para garantir sua mesa.
#4 Paolo Pizza
Para os amantes de pizza, selecionei o Paolo Pizza, que é famoso em Arraial d’Ajuda por criar pizzas com sabores típicos do mediterrâneo.
Uma das pizzas que o chef da casa criou foi a Super Regina: com molho de tomate, mussarela, tomate seco, rúcula, parmesão e ricota italiana.
Ademais, o ambiente da pizzaria é bem aconchegante, rústico, familiar e agradável, tornando o seu jantar ainda melhor.
A Paolo Pizza funciona todos os dias, a partir das 18:00.
#5 Restaurante Alecrim Dourado
Também localizada na Rua do Mucugê, o Restaurante Alecrim Dourado serve o melhor da culinária baiana: moquecas, pratos diversos com frutos do mar, além de possuir opções vegetarianas.
Ademais, em seu cardápio você encontra uma variedade de drinks e vinhos, tudo servido em um ambiente aconchegante, charmoso e familiar.
O Restaurante Alecrim Dourado funciona de quinta à segunda, das 16:00 até 22:00.
Como chegar em Arraial d’ajuda
Ficou apaixonado por esse distrito e quer saber como chegar?
Confira abaixo as suas opções!
Mas, primeiramente, é necessário avisar que, independente do meio que você escolha para chegar em Arraial, a travessia de balsa pelo Rio Bunharém é obrigatória.
A balsa realiza travessias a todo momento, com intervalos de 30 minutos durante o dia e de uma hora de madrugada.
A locomoção de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda dura somente 10 minutos e é bem segura.
#1 Avião
Caso você decida chegar em Arraial d’Ajuda de avião, saiba que o distrito não possui aeroporto, então, você terá que desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Seguro.
E para chegar em Arraial, basta você sair do aeroporto, pegar um táxi ou um Uber até a balsa e fazer a travessia.
#2 Ônibus
Outra opção de transporte não particular é o ônibus que desembarca no Terminal Rodoviário de Porto Seguro.
A rodoviária costuma receber ônibus de todo o país e fica a somente 5 km da balsa.
#3 Carro
Se acaso você optar por chegar em Arraial d’Ajuda de carro, você terá que pegar a Br-101 até Eunápolis e depois a Br-376, com destino para Porto Seguro, independente de que região do país você venha.
Em seguida, basta pegar a balsa que também faz a travessia de carros.
Conclusão
Arraial d’Ajuda é mais um paraíso do litoral da Bahia que além de muita história e cultura, possui praias lindas, com piscinas naturais, e diversão para toda família, além de um parque aquático.
O melhor dos resorts, hospedagens e da culinária baiana te esperam em Arraial d’Ajuda, então, separe sua roupa de praia e seu protetor solar e marque sua viagem!
Quer conhecer mais um destino incrível do Brasil? Então, Confira o guia de Salvador, a capital da Bahia.