Com o título de segunda capital mais verde do mundo, João Pessoa reúne tudo o que há de melhor no Nordeste com suas águas cristalinas e construções barrocas.
Além da arte barroca, a capital paraibana ganhou o prêmio de “Cidade Brasileira do Artesanato” por causa de sua arte popular.
Se está nos seus planos ir para a cidade, então, você vai gostar deste que guia com as melhores praias e passeios em João Pessoa.
O que fazer em João Pessoa
Assim como outras cidades do Nordeste, o grande atrativo do município são as suas belas praias de águas cristalinas, coqueirais e areias claras.
João Pessoa ainda possui o diferencial de ter uma lei estadual de 1989 que proíbe prédios com mais de 12,9 metros de altura, ou seja, nada de ter o sol tapado pelas construções como outras praias do Brasil.
Além da natureza bem conservada, a cidade guarda construções barrocas datadas do século 16 que estão muito bem preservadas.
Enfim, confira agora quais são as 12 praias e pontos turísticos de João Pessoa que você não pode ir embora sem conhecer!
#1 Praia de Tambaú
Fica logo na orla urbana central onde se concentram boa parte dos hotéis e, portanto, está sempre movimentada em todos os momentos do dia.
É a ideal para aproveitar com a família, pois ao contrário dos calçadões, o mar não é muito agitado e ainda é cheia de coqueiros.
O local reserva uma ótima estrutura para o turista com quiosques onde você pode alugar um guarda-sol ou pedir uma comida.
#2 Praia de Cabo Branco
Logo após visitar a Tambaú, conheça a praia de Cabo Branco que fica bem ao lado em uma rua de nome igual.
A praia também é bem movimentada por causa de seu mar com poucas ondas e dos quiosques que ficam no local, mas se quiser mais sossego é só ir para a parte em direção a Cabo de Santo Agostinho.
Ah! Se quiser realizar um passeio de bicicleta na região ou então fazer uma caminhada, aproveite para fazer isso pela manhã quando, entre 5h e 8h, a avenida é fechada para caminhantes, ciclistas e patinadores.
#3 Praia do Bessa
A Praia do Bessa ficou bem conhecida com seus 6 km de extensão de areia branca com um mar cristalino.
Não possui tanta estrutura quanto as outras, mas tem o suficiente para suprir as suas necessidades e as de sua família.
A movimentação na praia varia de acordo com o dia, contudo é sempre tranquila em geral e como é localizada em uma área residencial, é bem procurada por famílias.
#4 Picãozinho
Lembra da Praia de Tambaú? Então, de lá saem as embarcações que te levarão para um passeio obrigatório de João Pessoa: as piscinas naturais de Picãozinho.
Durante a viagem, você pode mergulhar na água cristalina e admirar os peixinhos com uma máscara de mergulho alugada na excursão.
Agora, algumas observações importantes sobre o passeio:
- Dura 3 horas em média, então, se lembre de comer antes de ir.
- É feito somente na maré baixa, portanto, olhe a tábua das marés antes.
- Existe um limite de pessoas no Picãozinho, logo, compre seu ingresso com antecedência.
Você pode contratar passeios de lancha ou catamarã em bares ou com as empresas turísticas e uma dica extra é escolher o Barco Pirata, pois ele mesmo já é uma atração com escorrega, trampolim e outras atrações.
#5 Piscinas Naturais do Seixas
Outra piscina natural com águas cristalinas em tons de verde e azul que sem dúvida você não pode deixar de visitar é a do Seixas.
No local, você poderá conhecer a maior piscina de corais do litoral paraibano e ver várias espécies de peixinhos coloridos.
O trajeto é feito bem rapidinho por lanchas ou catamarãs e você também pode alugar um cilindro e óculos de mergulho para poder ver toda a beleza de baixo do mar.
Assim como Picãozinho você tem que verificar antes a tábua de marés, porque o passeio só é realizado quando a maré está baixa.
#6 Centro Cultural de São Francisco
Agora, voltando um pouco para terra firme, você precisa incluir uma parte de seu dia para conhecer o Centro Cultural de São Francisco.
O local é um complexo arquitetônico que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra e capelas como a Capela Dourada.
João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e, portanto, vale muito a pena conhecer a sua história e arquitetura.
A igreja teve origem em 1588 quando Frei Melchior foi ao local para ser o responsável por instalar uma missão franciscana.
Se você gostar de arte ou não, ainda assim ficará fascinado com o teto da igreja, decorado com uma das mais importantes pinturas arquitetônicas ilusórias do barroco brasileiro, ilustrando a cena da Glorificação dos Santos Franciscanos.
Não só o teto como também toda a construção da igreja é impressionante e te permitirá conhecer os detalhes da expressão artística barroca que você já deve ter visto no livro de história.
O centro ainda inclui uma galeria-museu de arte popular, um museu de arte sacra com uma coleção de várias obras de arte, a Galeria de Pedra e espaços para exposições e eventos.
#7 Praia da Barra do Gramame
Outro mar que você não pode deixar de dar um mergulho em João Pessoa é o da Praia da Barra do Gramame.
O local ideal para fugir da vida urbana, afinal, não há construções e fica no encontro do rio Gramame com o mar.
Ainda assim, há barracas o suficiente para atender toda a demanda do lugar que fica cheio no final de semana.
O melhor horário para admirar e aproveitar a praia da capital alagoana é no final da tarde, aproveitando assim o pôr do sol espetacular do local.
Além disso, você pode nadar na água doce e se aventurar no caiaque e stand up-paddle no rio.
#8 Mercado de Artesanato Paraibano
Lembra que João Pessoa recebeu o prêmio de “Cidade Brasileira do Artesanato” por causa de sua arte popular? Então, é quase impossível entrar no Mercado de Artesanato Paraibano e não ter vontade de voltar cheio de compras para casa.
O prédio de dois andares reúne mais de 120 lojas que vendem o artesanato da região de todo o tipo: cerâmica, madeira, algodão, rendas e muito mais.
São tantas roupas, tapetes, acessórios, quadros, lembrancinhas, redes, cachaças e outras coisas que com toda a certeza você não sairá de lá sem levar nada para casa.
#9 Paróquia Santo Antônio de Lisboa
Assim que voltar de seu passeio em Tambaú, aproveite para assistir uma missa na Paróquia Santo Antônio de Lisboa.
A igreja é antiga, mas foi recém reformada e tem uma linda decoração que vale a pena de ser conhecida.
Além disso, é bem ventilada e a cerimônia é bem bonita.
#10 Parque Solon de Lucena
O Parque Solon de Lucena é um dos cartões postais da cidade por causa de sua bela natureza projetada pelo paisagista Burle Marx formada por palmeiras-imperiais e com uma lagoa ao centro.
É uma das principais áreas verdes da região central da capital paraibana, mas apesar disso é rodeada de lojas e supermercados de grande porte para te atender.
#11 Farol Do Cabo Branco e o Ponta do Seixas
João Pessoa possui uma particularidade que ainda não falamos: a cidade é localizada na parte mais oriental do continente americano.
Este ponto está localizado na Ponta do Seixas, mas fica a apenas três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco e você pode conhecer os dois no mesmo dia.
O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular, foi usado somente como um marco e é tido como um importante ponto turístico da cidade e sobretudo possui uma linda vista do mar.
Já Ponta do Seixas representa o lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas e além disso, possui uma bela praia com várias piscinas naturais na área.
#12 Espaço Cultural José Lins Do Rego
Está em busca de mais cultura na cidade? Então, o Espaço Cultural José Lins Do Rego é o local certo para você ir.
Localizado no bairro de Tambauzinho, o centro de convenções tem a capacidade de comportar até 15 mil pessoas e tem um ambiente bem diversificado.
O local conta com dois teatros, cinema, galeria de arte, planetário, auditórios, salas de apoio, exposições e também: o Arquivo Histórico Waldemar Duarte, a Estação Ciência, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, a Lutheria, o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo e o Teatro Paulo Pontes.
Como chegar em João Pessoa
Caso você já seja de alguma cidade do Nordeste, chegar em João Pessoa é ainda mais simples pela proximidade, se não for não tem problema, pois é muito simples desembarcar na cidade também.
Confira as 3 formas mais comuns de chegar na capital da Paraíba:
#1 Avião
Se você morar distante da cidade, então, o ideal mesmo é ir de avião pelo simples fato de ser mais confortável e mais rápido também.
A cidade em si não possui aeroporto e sim o município vizinho de Bayeux com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto a 11 km da capital.
Embora pequeno, é bem organizado e recebe voos em pouca quantidade principalmente da TAM e da Gol.
Na maioria das cidades, é necessário fazer conexão e os voos diretos são feitos apenas de Guarulhos, Congonhas, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Campinas.
#2 Carro
Para quem mora perto da capital paraibana, ir de carro é uma excelente opção e é até melhor que avião às vezes, ainda mais porque auxilia na locomoção dentro da cidade.
Veja algumas distâncias entre capitais e João Pessoa:
Cidade | Distância | Tempo |
Natal | 188,8 km | 2 h 30 min |
Recife | 119,5 km | 2 h 14 min |
Salvador | 923,2 km | 13 h 28 min |
Fortaleza | 929,4 km | 13 h 31 min |
Maceió | 375,1 km | 5 h 43 min |
#3 Ônibus
Uma forma mais econômica de ir para cidade é de ônibus por meio da Rodoviária de João Pessoa e é uma boa opção principalmente para quem mora em cidades próximas.
O local opera desde 1982 e possui o suficiente para atender a demanda da cidade já que conta com 32 plataformas, 2 portões de embarque e 1 de desembarque e 33 guichês para compra de passagens.
Quando ir em João Pessoa
Da mesma forma que outras capitais nordestinas, o clima de João Pessoa é predominantemente quente e como o maior atrativo da cidade são as praias, isso é muito bom na hora de agendar a passagem, pois você termina tendo mais liberdade.
Mas, ainda assim é bom olhar a previsão do tempo antes de ir para a cidade para não ter a viagem comprometida pela chuva.
A melhor época é o verão para não ter risco de ter uma chuva de última hora e também porque o mar está mais morno.
A questão é que o verão é alta estação e mais ainda na época do carnaval, então, reserve sua passagem com antecedência.
O São João atrai gente de todo Brasil para dançar um forrozinho que nem outras cidades do Nordeste.
Também é válido olhar a fase da lua e a tábua das marés antes de ir para a região, pois como você viu alguns passeios são realizados apenas quando a maré está baixa.
Onde comer em João Pessoa
A culinária local é tão rica em sabor quanto o verde da cidade e você poderá experimentar o melhor da comida nordestina em João Pessoa.
Entre os pratos típicos da Paraíba, temos:
- Beijú
- Buchada
- Baião de dois
- Cuscuz
- Arroz doce
- Arrumadinho
- Canjica
Existem vários lugares para experimentar essas iguarias, mas separamos os 7 melhores restaurantes para comer em João Pessoa, confira a lista:
#1 Tábua de Carne
Um ingrediente que marca bem na Paraíba é a carne de sol e o Tábua de Carne é conhecido como um dos melhores da cidade para comer carnes.
No local, todos os pratos são bem servidos e ainda mais se você estiver em grupo, o custo benefício é excelente!
O lugar é simples, mas possui tudo o que um bom restaurante precisa ter: comida saborosa e bom atendimento.
O carro-chefe da casa é a carne de sol que vem com acompanhamentos que variam de acordo com o seu gosto, contudo há uma variedade de outras carnes, como: filé mignon, picanha e cordeiro.
#2 Mangai
Você quer conhecer o melhor da comida nordestina em apenas um lugar? Então, visite o Mangai.
É um restaurante a quilo com uma variedade de pratos como, por exemplo: carne de sol, baião de dois, aipim, queijo coalho, escondidinho, saladas e muito mais.
Além disso, é um local bem grande, o atendimento é excelente e é feito com os garçons vestidos com aquelas roupas nordestinas.
Prepare-se, pois é tanta opção no buffet que você voltará para a mesa com uma bela mistura no prato!
#3 Camarada Camarão
Agora, saindo um pouco das carnes vermelhas, outra proteína que você encontra bastante na cidade é a dos frutos do mar e um dos restaurantes mais prestigiados na cidade nesse prato é Camarada Camarão.
O chef francês François Schmitt elaborou todo o cardápio a partir da união da comida francesa com a nordestina e especialidade do local é o camarão.
Assim, são mais de 40 versões de preparo com o esse fruto do mar com a qualidade, mas também há outros com peixe, ostras, polvo e muito mais!
Sem falar no ambiente todo rústico, elegante e com uma decoração tão bonita quanto o acabamento do prato e além disso, o atendimento também é muito bem avaliado!
#4 The W Restaurante
O The W Restaurante um dos locais mais conhecidos para conhecer os sabores nordestinos de uma forma um pouco mais sofisticada.
Só por ter uma vista incrível de frente para o mar e um ambiente super aconchegante, o restaurante já vale a pena de ser visitado!
Vale ainda mais a sua visita a comida diversificada e de alta qualidade que é preparada com ingredientes frescos.
Fora isso, saiba que não só a comida e o ambiente são de qualidade como também o atendimento que é bem eficiente e rápido.
#5 Buongustaio Ristorante Tambaú
Já misturamos a comida nordestina com a francesa, que tal experimentar agora um pouco da italiana?
O Buongustaio Ristorante Tambaú é especializado em cozinha italiana, mas também serve diversas comidas regionais como carne de sol, aipim e tapiocas de vários sabores.
Fica na Praia de Tambaú e vale a pena experimentar a comida do local antes de ir ou voltar da praia.
Ademais, o restaurante também oferece uma bela carta de vinhos e um atendimento muito eficiente.
#6 NAU Frutos do Mar
Seu paladar não pode deixar de conhecer o NAU Frutos do Mar, o restaurante que começou em João Pessoa e já se expandiu para outros lugares do Brasil por causa de sua qualidade.
Como o nome já indica, é especializado em frutos do mar e usa na preparação produtos tipicamente brasileiros como por exemplo: o aipim, manteiga da terra, nata, queijo coalho e outros.
Mas, se não gostar ou não puder comer frutos do mar, há outras opções com carne e até mesmo sem.
O local ainda apresenta uma estrutura incrível e bem sofisticada e conta com uma qualidade não só no prato como também no atendimento ao cliente.
#7 Nonna Anaia Pizzaria
Pizza com toda a certeza combina com qualquer clima ou região, não é? E para comer uma boa pizza em João Pessoa um dos melhores lugares é a Nonna Anaia Pizzaria.
Como a pizzaria é a beira mar, a beleza vai desde a vista do lado de fora até toda a decoração na parte de dentro.
Não só a pizza é bem elogiada por todos por ser bem fininha e com bastante recheio, como também o atendimento do local.
#8 Bar do cuscuz
Outro prato que você não pode ir embora sem experimentar é o famoso cuscuz paraibano e nada melhor que fazer isso no Bar do cuscuz.
Além do próprio cuscuz, o local ainda oferece o melhor da comida nordestina como tudo o que você imaginar: aipim, carne de sol, escondidinho e muito mais.
Sem falar no espaço para as crianças se você tiver ido com o seu filho e também o atendimento e o custo benefício do estabelecimento.
O que fazer em João Pessoa a noite
Nada melhor do que de dia curtir a tranquilidade das praias e de noite cair no agito de um forrozinho na cidade.
Embora não possua uma grande variedade de baladas em comparação a outras capitais, João Pessoa também não vai te decepcionar quando o assunto for diversão.
Por isso, trouxemos os 3 melhores lugares para curtir a noite em João Pessoa:
#1 Fellini
Não tem como falar da Paraíba e não indicar um local para dançar um forró.
E o Fellini, o restaurante e casa de show, é bem conhecido por causa de seu Forró do Turista, um evento para quem quer aprender e dançar um forró pé de serra.
Tudo é ao vivo e o ambiente ainda é bem climatizado para você dançar até cansar.
#2 Emporium 42
Outro lugar para fazer um happy hour com os amigos é o O Emporium 42.
Ele oferece um ambiente bem aconchegante, uma variedade de cervejas e um excelente atendimento.
Ademais, é o ideal para jogar conversa fora com os amigos, pois há uma área externa de frente para rua, mesa de sinuca, petiscos e muito mais.
#3 Empório Café
Quer saborear uma boa comida e ainda curtir uma boa música? Então, vá no Empório Café!
O local conta com uma gastronomia excelente, cerveja gelada e ainda um karaokê para você testar o seu talento musical!
Conclusão
João Pessoa ainda não é muito buscada pelos turistas em comparação a outras cidades do Nordeste, como Salvador e Fortaleza.
Mas, isso está mudando e cada vez mais as pessoas estão caindo nos encantos da capital paraibana.
João Pessoa poderia ser definida pelo verde, não só por ser a cidade mais verde do mundo depois de Paris, como também pelo significado que essa cor traz de equilíbrio e harmonia.
Gostou? Então, acho que você deve gostar de conhecer Búzios.