Seu apelido carinhoso de cidade do sol não é em vão, com várias dunas e águas dignas de um paraíso, Natal é um excelente destino para você que curte uma viagem litorânea para relaxar e renovar o bronze.
Além disso, as belezas naturais da capital potiguar são perfeitas para a prática de esportes
Ficou curioso? Então, pega o protetor solar e vem ver esse guia turístico de Natal!
O que fazer em Natal
Natal é um destino que sem dúvida chama a atenção pela sua natureza.
Então, a maior parte dos lugares envolvem a paisagem como o centro, mas não sem a comodidade e o conforto para relaxar.
Em meio a tantas opções, que tal dar uma olhadinha na nossa lista com 10 locais que você vai amar conhecer nessa linda cidade:
#1 Duna de Genipabu
As Dunas de Genipabu abrigam uma das praias mais bonitas do Brasil que leva o mesmo nome da duna.
As areias brancas que compõem as altas dunas dão um ar diferenciado ao local, da mesma forma que a paisagem é muito bonita e única.
As águas do mar são calmas e mornas e é impossível não amar o lugar, que, inclusive, já foi cenário de novelas da Globo como Flor do Caribe, Tieta e O Clone.
Por causa das dunas o passeio de buggy é uma programação indispensável, se você gosta de adrenalina, as subidas e descidas vão te proporcionar uma experiência memorável.
#2 Parrachos de Maracajaú
Esse passeio não é recomendado para crianças menores de seis anos, então, se você tiver filhos é melhor se programar antecipadamente quanto a isso.
Parrachos, em alto mar, fica o suporte com bar, coletes, wifi e materiais para as diversas atividades oferecidas, como mergulho com cilindro.
Essa aventura só será possível nos horários de maré baixa, portanto, é preciso que você consulte antes de se planejar.
Enfim, é uma paisagem realmente muito linda, com águas cristalinas e mornas. Tudo isso possibilita um mergulho com os peixes fantástico, sendo que o passeio dura cerca de três horas.
#3 Parque das Dunas
O parque é a primeira área de preservação do Rio Grande do Norte e atualmente é um patrimônio local e um dos lugares mais visitados da cidade.
O maior parque urbano que aborda as dunas no Brasil tem o seu acesso a partir da região central e nele ocorre frequentemente a visita de moradores para a prática de atividades físicas como caminhadas e corrida.
A princípio, no local você poderá fazer trilhas por preços acessíveis sempre acompanhado de um guia que vai explicando detalhadamente as espécies da fauna e flora da região.
Se você é uma pessoa que gosta de apreciar a natureza, este é um passeio ideal para você, pois nesta experiência será possível ter contato direto com a vegetação assim como os animais que estão por ali.
Além disso, terá acesso a uma linda vista por meio de mirantes.
#4 Praia de Camurupim
Localizada no litoral mais ao sul do estado, a praia de Camurupim é indicada para quem aprecia um ambiente com a natureza local preservada assim como uma beleza sem igual.
Desde já, essa praia, além de muito bela, proporciona uma experiência completa, pois nela você poderá encontrar piscinas naturais, dunas, cachoeiras e até mesmo grutas.
As águas dessa praia possibilitam banhos relaxantes e é perfeita para idosos e crianças.
Além disso, nas areias da praia você encontrará boas acomodações com mesas e cadeiras para melhor conforto.
#5 Praia de Ponta Negra
Mantendo o padrão elevado de beleza das praias de Natal, a Praia da Ponta Negra é portadora de uma beleza enorme e as dunas são um diferencial.
O mar nessa região costuma ser bem calmo, portanto, isso garante a diversão das crianças e ao favorecimento da prática de stand-up paddle.
Enfim, uma visita a essa praia é revigorante e muito facilmente você conseguirá comer uma comida típica do Rio Grande do Norte lá.
#6 Morro do Careca
O morro de 107 metros chama bastante atenção pela sua beleza natural diferenciada, que definitivamente se assemelha a um careca.
A faixa de terra cercada pela vegetação chama bastante atenção, afinal acabou se tornando um cartão postal da cidade.
Atualmente o morro é fechado para visitação, por causa da necessidade de preservá-lo, mas ainda assim é possível admirá-lo.
A parte do morro mais fácil de ser visualizada fica na Praia das Tartarugas, sendo uma excelente opção para quem está à procura de uma experiência completamente natural, pois não apresenta muito suporte turístico.
Enfim, praia da Tartaruga é um local muito bom para a prática de surf, por causa de suas ondas altas e do mar agitado.
#7 Praia de Genipabu
A Praia de Genipabu é um programa muito acessado durante o dia na capital do Rio Grande do Norte, pois é muito comum as pessoas contratarem um buggy para descer as dunas em alta velocidade e também descer de skibunda.
A praia é linda e junto as suas areias volumosas é responsável por uma paisagem fascinante de tirar o fôlego.
Ademais, você vai amar dar umas voltas pelas areias da praia ou até mesmo dar um mergulho nas águas de Genipabu.
#8 Lagoa de Jacumã
É o ponto turístico ideal não só para quem está afim de aproveitar o dia relaxando, como também para quem quer opções radicais.
A Lagoa de Jacumã apresenta muitos atrativos, ainda mais que é possível chegar até lá por meio de passeios de buggy.
Uma marca registrada é sua água calma, que se destaca entre as belas dunas do local.
Acima de tudo, as lindas angras repletas de coqueiros compõem um lugar com uma excelente infraestrutura para a recepção de turistas e lá você encontrará quiosques para compra de comida e bebidas, assim como artesanato.
Mas não é só isso, o local possui fortes atrativos para os amantes da adrenalina, pois skibunda, aerobunda e kamikaze são opções de descontração por lá.
#9 Praia Jacumã
A praia de Jacumã está localizada numa enseada e possui arrecifes. Por causa disso, suas ondas são mais fracas e ideais para os banhistas.
Durante a alta temporada essa praia é muito visitada, pois seu visual exala uma tranquilidade e se torna uma excelente opção para quem quer relaxar.
As areias dessa praia são mais claras e o mar num tom azul muito lindo quase que sem ondas de tão pequena.
Enfim, o local permite também, além de um dia relaxante, passeios repletos de adrenalina como dar uma volta de buggy ou descer de aerobunda.
#10 Lagoa de Pitangui
De antemão, esta lagoa apresenta condições ideais para todos os tipos de idade, pois, apesar de contar com cerca de cinco metros de profundidade, a sua margem é bem rasa, então, pode ficar despreocupado quanto a criançada.
As dunas que envolvem a lagoa são um forte atrativo para o passeio, por causa dela é possível se aventurar num passeio de buggy.
Enfim, no alto da duna haverá uma vista deslumbrante, além de conseguir acessar uma cachoeira ali perto.
Como chegar em Natal
Não há mistério em viajar para Natal, pois é possível chegar a capital tanto de carro ou ônibus como também de avião.
Então, veja a seguir os principais de chegar a cidade:
#1 Avião
Essa opção é a mais cômoda e rápida caso você não more tão próximo assim do destino.
O principal aeroporto do Rio Grande do Norte é o Aeroporto Internacional de Natal, que está situado a aproximadamente 22 quilômetros do centro da capital.
O aeroporto apresenta uma estrutura muito moderna que garante uma maior comodidade para os viajantes.
Enfim, a sua chegada ao local por esse meio estará localizada num ponto distante dos locais de maior interesse da cidade, por isso, você precisará fazer um planejamento referente ao deslocamento ao hotel.
As formas mais utilizadas para acessar ou deixar o aeroporto são os táxis, transporte público e motoristas de aplicativo.
#2 Carro
Primeiramente, ir para Natal de carro é uma excelente opção caso você não resida muito distante do destino.
O acesso a cidade de carro se dará por meio de duas estradas principais.
Você poderá chegar usando a BR-101 que é a rota mais comum para as pessoas que acessam a capital vindo de João Pessoa.
Mas, se estiver partindo para a cidade do sentido de Fortaleza, você usará durante grande parte do trajeto a BR-304.
Aqui estão algumas distâncias entre capitais brasileiras e Natal:
Cidade | Distância | Tempo |
Brasília | 2.447 km | 1 d 9 h |
João Pessoa | 182 km | 2 h 5 min |
Salvador | 1.096 km | 12 h 57 min |
Santa Catarina | 3.585 km | 1 d 18 h |
São Paulo | 2. 920 km | 1 d 10 h |
#3 Ônibus
Por apresentar preços mais acessíveis, essa se torna a opção de muitos viajantes que se interessam pela capital potiguar.
A cidade possui a rodoviária de Natal e esse meio de transporte é mais recomendado para as pessoas que sairão das capitais nordestinas que estão próximas a Natal.
Quando ir em Natal
Ter em mente qual melhor período para ir para Natal é indispensável, pois assim será possível que você aproveite melhor as atrações, ainda mais que se trata de um destino praiano.
Afinal, você não vai querer ir à praia num dia de chuva, não é mesmo?
A melhor época para viajar para Natal varia entre setembro a fevereiro de acordo com o seu interesse.
Primeiramente, caso seu objetivo seja economizar, de setembro a novembro você irá se deparar com praias não tão cheias e preços para hospedagem não tão altos, sem falar nas condições climáticas ideais para curtir bastante a sua viagem.
Agora, se o seu intuito é festejar seria interessante permanecer na cidade para as micaretas que acontecem em dezembro.
Por fim, janeiro, fevereiro e março são meses que compõem a alta temporada e os preços são mais elevados e a demanda gigantesca, se for durante esses meses não esqueça o protetor solar!
Onde comer em Natal
A culinária da região norte é fantástica e repleta de sabores com bastante presença.
Então, será muito comum encontrar pratos da culinária local como:
- Paçoca de carne do sol;
- Bobó de camarão;
- Arroz de leite;
- Cartola.
Ficou interessado em visitar a capital potiguar? Então, acompanhe nossa lista de 10 lugares para comer em Natal.
#1 Dois Vinhos e Gastronomia
Antes de mais nada, se você estiver acompanhado e planeja ter um jantar romântico, esse restaurante é ideal.
O lugar é pequeno e aconchegante, muito bonito e com aspecto elegante, que além da boa aparência entrega uma comida de uma qualidade super elevada.
Os pratos servidos no restaurante foram criados pelo Chef Severo Marques e a Chef Roberta Hunka.
Por fim, você poderá desfrutar dessa romântica experiência no restaurante que está situado na avenida Rodrigues Alves.
#2 Casa de Taipa
Ir à casa da Taipa é uma grande oportunidade de ter uma vivência gastronômica única, pois lá você terá acesso aos pratos típicos da culinária regional.
Além da decoração muito agradável, lá você poderá identificar elementos como manteigas e queijos artesanais da região.
A tapioca da casa é um prato muito falado por lá e as pessoas que já visitaram o estabelecimento afirmam que vale a pena.
Enfim, você poderá encontrar esse restaurante na avenida Praia de Ponta Negra.
#3 La Bodega Bistrô
O ambiente do Bistrô é realmente lindo, assim como porta um atendimento muito receptivo e simpático, com um menu repleto de sabores desejáveis.
Durante a sua estadia em Natal, caso esteja sem pressa, o La Bodega Bistrô vale a apreciação, pois será uma experiência apaixonante.
Por fim, a visitação ao local poderá ser feita em seu endereço na avenida Miguel Castro.
#4 Douce France
Você é um amante da culinária Francesa? Então, você vai amar conhecer esse restaurante.
Afinal, a proposta desse estabelecimento é trazer sabores franceses sem que você precise sair de Natal.
O ambiente que o restaurante proporciona é agradável e muito aconchegante.
Uma indicação dos frequentadores do restaurante são os profiteroles que foi eleito o melhor da cidade.
Acima de tudo, durante a noite você encontrará música ao vivo que vão garantir uma experiência completa.
Se interessou? É só chegar até o Douce France que fica na avenida Afonso Pena.
#5 Astral Sucos
Procurando um lugar animado e descontraído durante a viagem? Este é o lugar certo.
Antes de mais nada, a vista é simplesmente espetacular, pois você consegue ter uma visão direta para o Morro do Careca.
Nesse local, onde o atendimento é excelente e os garçons muito atenciosos, você poderá ser servido de cervejas gelada, sucos, açaí, lanches, massas e pratos executivos.
Uma dica legal é acompanhar as redes sociais do estabelecimento para ficar por dentro dos dias com música ao vivo.
Por fim, você poderá encontrar o Astral Sucos na rua Erivan França e desfrutar do alto astral do lugar e suas comidas deliciosas.
#6 Takami Sushi House
Agora, se você é um amante da culinária oriental, que tal dar uma passadinha no Temaki Sushi House?
Antes de mais nada, você conseguirá encontrar duas opções da casa na cidade, sendo uma em Lagoa Nova e outra em Ponte Negra.
Lá você será servido de pratos tradicionais da culinária japonesa, assim como criações únicas.
Um prato muito indicado é o sushi fusion, composto por lagosta na manteiga rodeado por peixe maçaricado com raspa de limão e masago.
Enfim, a estrutura do local é bastante ampla e oferece uma grande segurança, possuindo até mesmo estacionamento próprio.
#7 Le Soleil
De antemão, o restaurante do Ocean Palace Beach Resort & Bungalows é considerado um dos melhores restaurantes de culinária francesa da região.
Se você está à procura de um restaurante calmo e agradável, assim como uma experiência gastronômica voltada para o internacional, esse é o restaurante.
Ademais, no Le Soleil você apreciará sua refeição ao som de uma música instrumental.
Por fim, trata-se de um local sofisticado, logo, é proibida a entrada com trajes informais, como bermuda, chinelo ou regata.
#8 Flor de Sálvia
Você é do time dos que preferem uma refeição mais saudável e equilibrada? Então, o Flor de Sálvia merece uma visita.
Com sua especialidade voltada para as comidas saudáveis, o restaurante é de aparência simples e aconchegante.
Antes de mais nada, os pratos presentes no cardápio do estabelecimento buscam valorizar ao máximo os ingredientes naturais.
Enfim, esse restaurante é uma boa pedida para pessoas com dieta restritiva, pois apresenta opção de prato sem glúten, lactose ou até mesmo vegetarianos.
#9 A Família
O restaurante oferece opções da gastronomia do sul da Europa, tendo pratos sérvio entre seus destaques.
Sua localização de frente ao mar proporciona um ambiente leve e descontraído. Tudo isso com bom atendimento e sabores fora do comum.
Além dos bons drinks, o cordeiro assado no forno com batata doce e salada é um prato muito recomendado pelos frequentantes do estabelecimento.
Por fim, para ter uma experiência ainda mais completa, no local você também desfrutará de música ao vivo sem cobranças adicionais por isso.
#10 Rachid’s
O que acha de um programa diferente na capital potiguar?
Este restaurante trará o melhor da experiência libanesa ao seu paladar, com uma comida de qualidade e atendimento acolhedor.
Portanto, quando for ao Rachid’s não se esqueça de experimentar a kafta de cordeiro, pois assim como a salada com falafel e o tabule de quinoa, é um prato muito indicado.
O que fazer a noite em Natal
Além das lindas paisagens e bastante opções de diversões diurnas, as noites em Natal podem ser muito divertidas.
#1 Old Five
A princípio, o Old Five traz em sua proposta de um happy hour descontraído para relaxar após um longo dia de praia.
Bastante conhecido, o estabelecimento está localizado na beira da Praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca.
O carro chefe do local são os frutos do mar, pois a vista para o mar possibilita uma melhor experiência gastronômica.
Em síntese, o ambiente é bastante intimista e excelente para você que está a procura de uma programação a dois.
#2 Taverna Pub
Você gosta dos Pubs? Então, que tal visitar o Taverna Pub.
De antemão, é uma das principais atrações na capital potiguar, sua decoração medieval traz um clima mágico e lúdico, sendo o queridinho dos turistas.
Atualmente, lá você encontrará ótimas opções de drinks e música, com programações que variam a cada dia.
Como resultado, o pub localizado em Ponta Negra é um dos pontos mais atrativos de Natal.
#3 Real Botequim
É o local ideal para encerrar um dia agitado, repleto de passeios e aventuras.
O chope gelado do Real Botequim é a escolha certa para os amantes de uma boa e refrescante bebida.
O cardápio é bem variado e conta com petiscos, assim como salgados e opções à la carte.
Além disso, a feijoada da casa chama bastante atenção e é uma boa recomendação para uma experiência gastronômica surpreendente.
Entre os pratos oferecidos estão a coxinha de caranguejo e cebola recheada com charque.
#4 Wanted Pub
Para você que gosta de sertanejo p Wanted Pub é a escolha certa.
Localizado na Praia de Ponta Negra, o pub conta com uma forte influência texana, apresentando um ambiente com uma decoração rústica que não perde a sofisticação.
A temática do pub é inspirada no faroeste e entrega todo um universo com sons e cores.
Por fim, no cardápio você encontrará inúmeros petiscos, cervejas artesanais e premium e até mesmo comida japonesa.
#5 Chopperia Petrópolis
Localizada na parte boêmia do bairro Atheneu, a choperia é um dos pontos mais visitados da cidade.
Disposta em um belo casarão, possui também mesas de madeira dispostas na calçada.
O lugar sempre é procurado para o agito nas noites, oferecendo samba, assim como mpb e bossa-nova em forma de música ao vivo.
Enfim, os drinks de lá são bastante recomendados, não se esqueça de experimentar um.
Conclusão
Natal apresenta uma beleza sem igual, com suas praias de águas cristalinas e dunas deslumbrantes, sendo um destino muito procurado e indispensável para quem quer relaxar, curtir umas atividades radicais e pegar um bronze legal.
Além de tudo isso, você ainda pode experimentar as delícias da culinária regional e ter uma experiência gastronômica sem igual.
A noite não vai faltar programação para agitar a sua viagem.
Curtiu todo esse sol? Que tal conhecer Guarujá, acho que você vai gostar.